Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sábado, 23 de setembro de 2017 - 13:31h
Monumento Marco Zero recebe centenas de visitantes durante o Equinócio
Lançamento do CD Marabaishow e rodas de marabaixo marcaram o acontecimento natural.
Por: Weverton Façanha
Foto: Maksuel Martins
Momento em que o sol se posicionou no obelisco foi observado por muitas pessoas que foram ao Monumento Marco Zero

O Governo do Estado, em parceria com Movimento Nação Marabaxeira, realizou na última sexta-feira, 22, uma programação para marcar o fenômeno do Equinócio em Macapá. O evento ocorreu no monumento Marco Zero e contou com a participação em massa da população amapaense, além de visitantes de outros Estados, que vieram acompanhar o fenômeno.

Para marcar o acontecimento foi lançado um CD, denominado Marabaishow, com 20 canções de diversos artistas locais do seguimento do marabaixo, rodas de capoeira e apresentações de vários grupos de marabaixo.

Para o coordenador do Movimento Nação Marabaxeira e um dos produtores do disco Marabaishow, Carlos Pirú, o momento serve para difundir a cultura do Estado. “Estamos aproveitando a oportunidade durante um acontecimento que só nossa capital tem o privilégio de acompanhar, e dessa maneira mostrarmos um pouco mais da nossa cultura para visitantes de fora do Amapá”.

Um dos visitantes de outro Estado, que veio ao Amapá pela primeira vez para visitar a família e aproveitou o momento para acompanhar o fenômeno, foi o empresário Antônio Luiz Sneijder, 53, natural de Santa Catarina.

“Estou impressionado com tudo que pude observar, é algo incrível. Nós ouvimos falar das belezas naturais do Amapá, mas não imaginamos a grandiosidade dela. Só temos noção quando realmente estamos no local”, declarou.

O secretário de Estado do Turismo, Vicente Cruz, falou da importância em apoiar a sociedade civil organizada para mostrar um pouco da nossa cultural em eventos como o Equinócio. “O Estado tem o compromisso de fomentar qualquer movimento que possa promover e expandir nossa identidade cultural, por isso, apoiamos com toda a estrutura de palco, som e iluminação, além de cedermos o espaço para realização desse evento idealizado pela Nação Marabaxeira”, destacou.

A produção do disco Marabaishow também recebeu o apoio da Secretaria Extraordinária de Políticas para Afrodescendentes (Seafro), já que o marabaixo faz parte do legado cultural das populações de raiz africana do Amapá.

“Temos o compromisso de apoiar os segmentos de difundem a cultura do Estado e não seria diferente com esse projeto, que tem como objetivo registrar e disseminar a musicalidade do marabaixo para o Amapá e fora do Estado”, declarou a secretária Núbia Souza.

Quem visitou o local, ainda teve a oportunidade de poder degustar vários pratos típicos do Amapá, além da tradicional gengibirra, bebida feita artesanalmente e tradicional nas rodas de marabaixo.

Equinócio

Os equinócios acontecem duas vezes por ano, em março e em setembro, e determinam a entrada do outono e da primavera. O sol passa exatamente no meio da Terra e os dois hemisférios do planeta – norte e sul – recebem a mesma quantidade de luz, o que resulta em dias simétricos. O fenômeno do Equinócio consiste no alinhamento do sol com a linha imaginária do Equador. São aproximadamente 12 horas de período claro e outras 12 horas para a escuridão. Assim, a partir deste momento, a estação do ano muda.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Fotos: Maksuel Martins

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá