terça, 11 de junho de 2019 - 17:45h - 629
Ipem apreende balanças durante fiscalização no interior do Estado
Instrumentos irregulares estavam sendo utilizados por comerciantes que foram orientados a adquirir balanças nacionais, aprovadas pelo Inmetro.
Por: Ailton Leite
Técnicos do Ipem/AP fiscalizaram 161 balanças e cinco delas foram reprovadas por falta de certificação do Inmetro

Técnicos do Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem/AP) apreenderam cinco balanças durante uma fiscalização realizada nos municípios de Porto Grande, Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari e localidades vizinhas, entre os dias 29 de maio e 9 de junho. Os equipamentos, de fabricação estrangeira, foram apreendidos por não possuírem certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Dos 161 instrumentos fiscalizados, cinco não possuíam o selo de inspeção do Inmetro, mas estavam sendo utilizadas por comerciantes. Segundo o gerente do Núcleo de Verificação Metrológica do Ipem/AP, Donizete Furlan, o objetivo da fiscalização é proteger o consumidor, pois uma balança imprecisa pode subtrair quantidades do produto do cliente.

“É uma fiscalização periódica que visa regularizar balanças que possuem aprovação de modelo pelo Inmetro, e que visa retirar do mercado as balanças que não possuem portaria de aprovação e de uso proibido para o comércio”, destacou o gerente.

Por se tratar de equipamento sem certificação, o material apreendido não poderá ser devolvido aos proprietários, que foram orientados sobre o tipo de balança que devem utilizar. “O Ipem recomendou o uso de balanças nacionais, com portaria de aprovação, plano de selagem e verificação inicial feita pelo Inmetro”, concluiu Furlan.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá