quinta, 07 de novembro de 2019 - 17:32h - 549
Educadores recebem formação em aprendizagem sociemocional e protagonismo
Competências são essenciais para formação integral dos estudantes; capacitação aconteceu na Escola Estadual Jesus de Nazaré, em Macapá.
Por: Caroline Mesquita
Foto: Erich Macias/Seed
Formação foi ministrada por consultores do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação

Para a escola promover a formação integral dos estudantes, é necessário ir além das competências cognitivas, e trabalhar, também, o desenvolvimento das habilidades sociemocionais. Com esse intuito, diretores, coordenadores pedagógicos, professores coordenadores de áreas das Escolas do Novo Saber, e técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seed) participaram da formação em aprendizagem sociemocional e protagonismo.

A capacitação, ministrada pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), aconteceu de terça-feira, 5, a quinta-feira, 7, na Escola Estadual Jesus de Nazaré, em Macapá.

De acordo com Carla Beatriz Carvalho, coordenadora da equipe de implantação de Educação em Tempo Integral da Seed, a formação em aprendizagem socioemocional é muito importante, principalmente, neste momento de redesenho da política educacional do Amapá, pois, é a hora de nivelar informações e fazer a prospecção do que será colocado em prática nas demais escolas do estado.

“Desde 2017, colocamos em prática nas Escolas do Novo Saber o que a Base Nacional Comum Curricular traz para nós como competências não cognitivas. Trabalhar com aprendizagem sociemocional é trabalhar muito o lado pessoal, tanto do profissional da Educação, quanto dos estudantes”, considerou Carla.

Flávio Dalera de Carli, supervisor de projetos do ICE, pontua que o trabalho educacional com habilidades sociemocionais trata das emoções e sentimentos a partir do conceito da pedagogia da presença e da relação de ajuda, isto é, o educador será alguém que poderá ouvir e problematizar com os estudantes aquilo que estão trazendo para a sala de aula. 

“O educador não vai trazer respostas, e, sim, poder falar sobre o tema, sistematizar, fazer com que ele exista e possa ser movimentado. É uma perspectiva de problematização em um processo coletivo em que humanos apoiam humanos na construção de uma educação que valorize o jovem e seu projeto de vida”, frisou o supervisor. 

Para Jéssyca Azulay, pedagoga da Escola Estadual Tiradentes, a formação em sociemocional é importante para a aplicação diária dentro das escolas, no cumprimento das agendas e no cuidado com os estudantes.

“De um modo geral, a formação tem sido edificante e construtiva para todos nós. Temos atividades que nos fazem refletir sobre a importância da gratidão, do perdão, da resiliência. Tudo que estamos aprendendo é essencial para o nosso fazer pedagógico mudar, e mudar para melhor, que é o que se espera de uma educação pública de qualidade”, avaliou a coordenadora pedagógica.

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