Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 07 de outubro de 2022 - 18:30h
Pesquisadores do Iepa identificam nova espécie de piranha nos rios do Amapá
Chamada de Juma, a nova espécie foi apresentada à comunidade científica em um congresso no Rio Grande do Sul. 
Por:
Foto: Ianca Moreira/Secom
Espécie foi encontrada nos rios Jari e Oiapoque.

Pesquisadores do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa) encontraram, nos rios Jari e Oiapoque, uma nova espécie de piranha. Ela se destaca pelas pintas semelhantes de uma onça, motivo pelo qual foi chamada de Juma, após votação via internet.

A espécie integra a coleção amapaense de peixes e está disponível para pesquisadores. De acordo com a pesquisadora Cecile Gama, uma das integrantes do grupo que estuda o animal, o processo de identificação é demorado, pois é preciso levar os peixes e comparar com outras coleções do grupo já coletadas e identificadas, que estão espalhadas em museus por todo o Brasil.

Gama explica que, após a identificação do Iepa, já foram encontrados peixes da nova espécie nos rios Tapajós e Madeira, e que, em breve, uma publicação científica preparada pelos pesquisadores vai oficializar a descoberta.

“Apresentamos a espécie em um Congresso no Rio Grande do Sul e, agora, estamos trabalhando em uma publicação onde vamos oficializar a descoberta da Juma, como estamos chamando o novo tipo de piranha que encontramos”, afirmou a pesquisadora.

Os animais coletados ficam disponíveis para qualquer pesquisador que queria vir ao Amapá estudar a espécie, além das outras diversidades já identificadas.

Trata-se de um trabalho de pesquisa desenvolvido desde 2012, em conjunto com estudiosos de todo o país, e, no caso da piranha Juma com pesquisadores especialistas na área, como Marcelo Andrade, da Universidade Federal do Maranhão, e Flávio Lima, da Universidade Federal de Campinas.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá