segunda, 03 de dezembro de 2018 - 13:33h - 976
Inscrições para a Chamada Escolar vão até 7 de dezembro
Processo é realizado pela internet e por meio de preenchimento de formulário impresso; mais de 39,6 mil já foram inscritos.
Por: Paula Monteiro
Foto: Erich Macias/Seed
A inscrição na Chamada Escolar é um pré-requisito fundamental para as etapas de Pré-Matrícula e Matrícula para o ano letivo de 2019

As inscrições para a Chamada Escolar Unificada 2019 da rede pública do Amapá encerram na próxima sexta-feira, 7 de dezembro. O processo é voltado a estudantes que desejam ingressar na educação infantil, ensino fundamental e médio regular, Educação de Jovens e Adultos (EJA), além daqueles que necessitam mudar de escola. A chamada é realizada pela internet e por meio de preenchimento de formulário impresso.

Até esta segunda-feira, 3 de dezembro, foram contabilizados 39.674 mil inscritos. O processo também é direcionado a estudantes que estejam concluindo o 2º período da educação infantil; 5º e o 9º ano do ensino fundamental e, que já se encontram matriculados nas redes de ensino públicas e privadas em 2018. A chamada é realizada em parceria entre Secretaria de Estado da Educação (Seed) e secretarias municipais de Educação de Macapá e Santana.

Online

Os interessados em estudar nas escolas públicas estaduais e municipais de Macapá e Santana e nas escolas estaduais localizadas nos municípios de Laranjal do Jari, Porto Grande, Mazagão, Tartarugalzinho e Ferreira Gomes deverão fazer a Chamada Escolar através do preenchimento de formulário online acessando o www.escolapublica.ap.gov.br.

A Chamada pode ser feita em qualquer lugar com acesso à internet, incluindo o celular. Para aqueles que não possuem acesso, a Seed disponibilizará polos de atendimento para atender esse público, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h.

Dentre os polos de Macapá estão o Cepajob, Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), escolas Tiradentes, Gabriel de Almeida Café, José do Patrocínio, Azevedo Costa, Benigna Moreira, dentre outras. Já em Santana, o atendimento ocorrerá nas escolas José Ribamar Pestana, São Paulo, Rodoval Borges, Joanira Del Castillo, Elizabeth Picanço e Barroso Tostes.

Pais e estudantes também poderão fazer a Chamada Escolar nas unidades do Super Fácil, no horário de atendimento da repartição.

Presencial

O preenchimento do formulário impresso será destinado, exclusivamente, aos interessados em estudar nas escolas estaduais dos municípios de Oiapoque, Vitória do Jari, Pedra Branca do Amapari, Calçoene, Amapá, Cutias, Itaubal, Pracuuba e Serra do Navio. O formulário será disponibilizado diretamente na escola.

Aluno desses municípios que desejarem estudar em outras localidades do Estado, deverão fazer a Chamada Escolar online.

Documentos obrigatórios

Para o preenchimento do formulário da Chamada Escolar (online ou presencial) serão obrigatórios os seguintes documentos e dados:

Do estudante: Certidão de Nascimento, CPF, Carteira do Sistema Único de Saúde (SUS) e, quando maior de idade, e-mail.

Do responsável: RG, CPF, Comprovante de Residência e e-mail.

Atenção

A Chamada Escolar não garante a vaga na escola pretendida. No entanto, ao preencher os dados, o inscrito identifica o bairro que pretende estudar.

Além disso, a primeira fase da pré-matrícula escolar, prevista para janeiro de 2019, será destinada, prioritariamente, aos estudantes que fizeram a Chamada Escolar 2018, possibilitando mais opções de escolha.

A inscrição na Chamada Escolar é um pré-requisito fundamental para as etapas de Pré-Matrícula e Matrícula para o ano letivo de 2019. Com esses dados, é possível fazer um planejamento para administrar essa demanda, como ampliações, locações e adaptações de prédios, reformas de escolas, lotação de pessoal técnico/docente e de apoio, além da aquisição de novos mobiliários e equipamentos, dentre outros.

Pré-matrícula e matrícula

As datas para realizar a pré-matrícula e matrícula serão divulgadas ainda no mês de dezembro deste ano.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá