segunda, 02 de dezembro de 2019 - 08:00h - 474
‘Dezembro Vermelho’: ação conscientiza sobre HIV/Aids
Além de mini palestras sobre prevenção e cuidados, foram ofertados testes rápidos de HIV/Aids, Hepatites B e C e Sífilis e distribuição de preservativos.
Por: Claudia Cavalcanti
Foto: André Rodrigues
Mobilização, na Praça do Forte, em Macapá, constou de testes rápidos e distribuição de preservativos

Uma ação de conscientização sobre o HIV/Aids recebeu os frequentadores do Parque do Forte na tarde deste domingo, 1º, Dia Mundial de Combate à Aids. A mobilização “Dezembro Vermelho” é uma ação do Governo do Estado, realizada através do Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), e consiste em um mês de alerta sobre a prevenção, autocuidado e conscientização acerca do HIV/AIDS e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). 

Além de mini palestras sobre prevenção e cuidados, foram ofertados testes rápidos de HIV/Aids, Hepatites B e C e Sífilis e distribuição de preservativos. A responsável técnica pela SAE/CTA, Virgínia Moreira, reforçou a importância da prevenção.

“Estamos engajados neste combate e precisamos chamar a atenção de que a Aids é uma realidade no nosso meio e de que, apesar da existência dos retrovirais, a prevenção ainda é o melhor remédio”, esclareceu.

Até outubro de 2019 o SAE/CTA registrou 355 novos casos de testes positivos para HIV. Por mês, mais de 600 pessoas recebem atendimento na unidade. É importante que pessoas que tenham sido expostas a situações de risco, como sexo sem preservativo ou compartilhamento de agulhas, procurem uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e façam o teste para IST’s de forma rápida e gratuita.

A dona de casa Fabíola Gomes, 23 anos, foi passear na praça e aproveitou a oportunidade para fazer os testes rápidos. Ela afirma que iniciativas como essas são importantes para a população que, às vezes, não tem tempo de cuidar de sua saúde.

“Acho que toda pessoa precisa fazer os testes para ter certeza da sua saúde. Muitas pessoas têm medo de fazer, e essa conscientização é muito importante para que elas procurem atendimento médico”, disse.

Ao final do evento balões vermelhos e fogos de artifícios foram soltos em homenagem às pessoas que morreram vítimas de doenças relacionadas à Aids.

A programação do ‘Dezembro Vermelho’ continua nesta segunda-feira, 2, com um seminário, a partir das 8h, no auditório da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), em Macapá, localizada no bairro do Buritizal, na zona sul da capital. A atividade é voltada para representantes de movimentos sociais, profissionais de saúde, educadores, entidades governamentais, atores sociais envolvidos no enfrentamento da Aids e imprensa.

Dentro da programação serão apresentados dados epidemiológicos de HIV/Aids no Brasil e no Amapá referentes aos últimos 10 anos. Além disso, os participantes receberão informações sobre as políticas governamentais de enfrentamento, rede de cuidados, estratégias de atendimento e prevenção.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

André Rodrigues/SVS

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá