Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 26 de maio de 2017 - 15:20h
Turma conclui oficina de elaboração de projetos em Educação fiscal tributária
No total, 25 participantes entre professores, servidores e acadêmicos passaram pelas atividades
Por:
Foto: Fabíola Gomes
Treinamento aconteceu durante dois dias no auditório do Sebrae/AP

Servidores públicos, professores e acadêmicos de cursos de Administração e Contabilidade concluíram nesta sexta-feira, 26, a oficina de produção de projetos – parte integrante do “Curso de Disseminadores de Educação Fiscal” do Programa de Educação Fiscal. O objetivo é dar base para a elaboração de projetos a serem implantados na área da educação fiscal, buscando sensibilizar o cidadão para a função socioeconômica na aplicação dos tributos.

O evento aconteceu nos dias 25 e 26, no auditório do Sebrae, em Macapá, e foi coordenado pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e a Receita Federal. No total, 25 pessoas participaram das atividades e receberam certificados referentes às 8 horas-aula.

A coordenadora do Programa de Educação Fiscal no Amapá, Simei Natércia Lima, explica que a oficina faz parte das atividades do curso ofertado online pela Escola de Administração Fazendária (Esaf), que objetiva divulgar a educação fiscal entre as pessoas. A oficina é um dos requisitos para a conclusão do curso de 120h, com conteúdo programático que envolve função social dos tributos, relação Estado e sociedade, gestão democrática dos recursos públicos, entre outros assuntos.

“Os participantes realizaram os testes na plataforma online, interação com os grupos de estudos, produção de artigos e concluíram a oficina presencial junto ao nosso corpo técnico”, disse a coordenadora estadual.

Para o técnico em informática e servidor da Sefaz Glauco Rafael Morais –participante do curso – os contribuintes sempre vão até seu local de trabalho em busca de informações sobre os tributos, principalmente o tributo fiscal, e questionam o que se deve pagar, se está certo ou errado. “Esse curso é muito válido, uma vez que podemos aplicar na orientação da população e também no nosso dia a dia”, disse o servidor.  

A professora Waneza Barroso dos Santos, representante da Seed no programa, ressalta que o projeto elaborado pelos participantes poderá ser aplicado no trabalho, faculdade, dentro de sala de aula ou até mesmo junto à comunidade. “Essa iniciativa irá beneficiar a população que terá mecanismos mais fácies de conhecer o que são os tributos, como devem ser aplicados e se estão sendo aplicados de forma correta”, destacou.

A turma do curso de Disseminadores de Educação Fiscal iniciou suas aulas pela internet em abril deste ano. A previsão é que a conclusão aconteça no dia 4 de junho, quando os participantes também receberão outro certificado, desta vez, emitido pela Esaf.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá