segunda, 24 de abril de 2017 - 19:17h
Comunidades do Vale do Jari serão interligadas à rede de distribuição de energia
Santo Antônio, São José e Padaria serão atendidas por meio do Programa Luz Para Todos e a RDS do Iratapuru receberá novas placas de energia fotovoltaica.
Foto: Wenndel Paixão
Medidas para solucionar os problemas de energia e água foram discutidas com prefeitos e lideranças comunitárias do Vale do Jari

O diálogo, aliado à inclusão, resultou na resposta positiva para as comunidades do Vale do Jari. O governador do Amapá, Waldez Góes, reuniu na tarde desta segunda-feira, 24, com lideranças da região e os prefeitos de Laranjal do Jari, Márcio Serrão, e Vitória do Jari, Dielson Sousa, para solucionar questões relacionadas aos problemas de energia e água.

O governo do Amapá, a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) e a EDP Energias do Brasil, responsável pela instalação da hidrelétrica de Santo Antônio, na região, apresentaram para as comunidades duas alternativas que serão aplicadas nas comunidades.

A primeira consiste na interligação das comunidades de Santo Antônio, São José e Padaria à rede de distribuição de energia por meio do Programa Luz Para Todos. Técnicos da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) irão até as localidades ainda esta semana. O trabalho ocorrerá em conjunto com a EDP.

“Serão 13 quilômetros de rede monofásica interligadas da Comunidade de Tira Couro, que já é atendida pelo programa, às demais localidades, tendo em vista que elas já possuem uma rede implantada facilitando o processo”, explicou o presidente da CEA, Marcelino da Cunha.

Considerando a questão de isolamento da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Iratapuru, a solução encontrada foi o reforço com novas placas de energia fotovoltaica, que serão reaproveitadas das comunidades contempladas pelo programa.

Medidas emergenciais serão tomadas para solucionar o problema de imediato, já que o processo de interligação (entre projeto e instalação) deve demorar em torno de 10 meses. A medida paliativa será executada por meio da Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims), que disponibilizará 2.500 litros de óleo diesel mensalmente para atender as comunidades. A manutenção dos grupos geradores das comunidades será realizada pela EDP.

O abastecimento de água será solucionado pela Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), que enviará técnicos para as comunidades para verificar in loco a situação dos sistemas isolados de distribuição e tratamento. Os mesmos receberão a devida manutenção com interligação ao grupo gerador para funcionamento.

“A sensibilidade do governador Waldez Góes levará tranquilidade para as nossas comunidades. O povo reconhece o respeito e a dedicação do governo com as nossas demandas”, agradeceu a moradora do Vale do Jari, Edilma Santos.

O governador Waldez Góes sinalizou que reuniões quinzenais serão realizadas para acompanhamento das missões assumidas e avaliação do andamento do projeto de interligação da energia. “A prioridade é o bem-estar da comunidade. Promovemos o diálogo com a participação da comunidade para oportunizar que todos repassem as dificuldades e, juntos, encontrarmos a solução. A mediação é a melhor alternativa, traçamos um planejamento e executaremos de forma integrada”, ressaltou.

A reunião foi acompanhada pelo secretário de Estado do Meio Ambiente, Marcelo Creão; a titular da Sims, Nazaré Farias; o diretor-presidente da Caesa, Valdinei Amanajás; e o subprocurador Geral do Amapá, Julhiano Avelar.