segunda, 24 de julho de 2017 - 10:13h
Mazagão Velho recebe milhares de visitantes no domingo
Programação da Festa de São Tiago iniciou no dia 16 de julho e se estenderá até dia 28.
Por: Da Redação .Colaboradores: Alice Valena
Foto: André Rodrigues
Com o calor intenso, balneário da Vila de Mazagão Velho foi a melhor opção para se refrescar

A orla de Mazagão Velho, banhada pelo rio Mutuacá, “ferveu” neste domingo, 23. Milhares de pessoas visitaram o distrito, distante 70 quilômetros de Macapá, e não se importaram nem um pouco com o calor da região. O domingo bem animado faz parte da programação da Festa de São Tiago, que iniciou no dia 16 de julho e se estenderá até dia 28.

Com a comunidade lotada de turistas, o momento foi propício para o empreendedorismo. Água de coco, roupas, açaí com camarão no bafo, chopp de fruta, laranjinha, tudo era comercializado pelos microempreendedores. Carrinhos de lanches, churrasco, bebidas, até produtos de tecnologia se encontravam à venda.

E alguns moradores da região aproveitaram para transformar suas casas em pequenos restaurantes, com comidas típicas como vatapá, maniçoba, porco no tucupi e peixe frito. Foi o caso da Regina dos Santos, moradora de Mazagão há dois anos, que arrumou a frente de sua casa para oferecer refrigerantes, salgadinhos e cervejas. Para ela, o consumo de bebidas aumentou devido ao calor, e deve melhorar ainda mais, com o ponto alto da festa nesta terça-feira, 25, com a encenação da batalha entre Mouros e Cristãos.

Além dos empreendimentos caseiros, nesta edição da festa, o que se destacou foi a praça da alimentação com 27 estandes destinados aos empreendedores de Mazagão Velho, todo montado pelo Governo do Estado. O espaço com mais conforto, mesas e cadeiras, para os mais diversos tipos de alimentos, foi aprovado por quem passou por lá, mas, também por quem foi agraciado com a oportunidade.

Adriana Barriga, umas das empreendedoras locais apresenta, segundo ela, um cardápio variado em seu estande, e procura atender seus clientes com um diferencial, inclusive no atendimento. “Gosto de conversar com as pessoas para saber o que gostariam de saborear. E procuro focar na comida regional, já que o turista vem atrás disso”, detalha.

Adriana também reconhece que a inauguração da Ponte da Integração, em dezembro do ano passado, foi um fator determinante para o aumento no número de visitantes em Mazagão Velho e o sucesso desses dias de evento. “Antes da inauguração da ponte, a orla apenas ficava lotada nos período da festa de São Tiago. Agora, todos os finais de semana são de casa cheia”, afirma.

Ela e outros empreendedores locais, não apenas obtiveram o cadastro para vender comidas nos estandes, mas, também foram capacitados e tiveram todo o suporte do Governo do Amapá, através da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete). Participaram de cursos de marketing com cliente, direito do consumidor, receptivo aos turistas, segurança alimentar e prevenção de acidentes e boas práticas.

“Nunca vimos os empreendedores locais tão voltados e interessados nas vendas, como nesse ano, e isso fez até nos voltarmos para a formação de uma associação local”, concluiu Adriana. A festa ainda se estendeu pela noite, com shows de artistas locais e bingo.

Segurança

A Festa de São Tiago conta com um grande aparato de segurança para garantir a ordem e a tranquilidade aos moradores da comunidade e visitantes. Equipes da Polícia Militar foram distribuídas em vários pontos da Vila. O 13° Batalhão da PM, sediado em Mazagão Velho, destinou mais de 20 policias apenas para domingo, dividido em duas guarnições. Já o Batalhão de Policiamento de Trânsito do Amapá (Bptran) e o Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) intensificaram as fiscalizações para orientar os condutores e coibir irregularidades. Corpo de Bombeiros e o Grupamento Tático Aéreo (GTA), com o uso do helicóptero, também reforçam o esquema de segurança. O Núcleo de Educação no Trânsito do Departamento de Trânsito do Amapá (Detran/AP) realiza ações educativas sobre a Lei Seca.

240ª Festa de São Tiago

A Festa de São Tiago é uma tradição trazida da África pelas famílias de colonos portugueses, em decorrência dos conflitos político-religiosos entre portugueses (cristãos) e muçulmanos (mouros).

Realizado desde 1777, na vila de Mazagão Velho, o evento consiste na encenação de um espetáculo de fé, que conta a história do guerreiro Tiago, soldado anônimo que lutou ao lado do povo de Cristo, ajudando a vencer as grandes batalhas contra os mouros.

A festividade em homenagem a São Tiago mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto. É realizada pela comunidade local, através da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST), com apoio do Governo do Estado do Amapá e Prefeitura de Mazagão.