segunda, 24 de julho de 2017 - 13:08h
Estado reforça policiamento da Rodovia AP-010 nesta terça
A medida é reflexo da previsão de aumento no fluxo de veículos por conta do ponto áureo da Festa de São Tiago: a tradicional batalha entre mouros e cristãos.
Foto: BPRE
Durante o fim de semana foram abordados 133 veículos e 60 motociclistas. Destes, 15% dos condutores abordados foram flagrados sem CNH e 10% dirigindo sob efeito de álcool

O Estado prevê um grande aumento no fluxo de veículos na Rodovia AP-010 em direção à Festa de São Tiago, em Mazagão Velho, nesta terça-feira, 25. Isso por conta do ponto áureo da festividade, a tradicional batalha entre mouros e cristãos. Para resguardar a segurança das estradas neste período o governo do Amapá irá reforçar o efetivo do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) com a inclusão de mais 14 policiais que irão atuar durante as fiscalizações ao longo da rodovia, dobrando a quantidade de militares.

A festa acontece a cerca de 70 km de Macapá e de acordo com o comandante do BPRE, capitão Rondinelli Marques, o batalhão vai intensificar as abordagens com duas blitze, uma na entrada da sede do município de Mazagão e a outra próximo da Vila de Mazagão Velho.

“Nosso objetivo é garantir com a presença policial que os motoristas não cometam infrações”, pontuou.

Ele informou, ainda, que nas fiscalizações realizadas durante o fim de semana entre a Ponte da Integração e a Vila de Mazagão Velho, foram abordados 133 veículos e 60 motociclistas. Destes, 15% dos condutores abordados foram flagrados sem Carteira Nacional de Habilitação e 10% estavam dirigindo sob efeito de álcool.

“Apesar de ser uma festa religiosa, a gente percebe no local um grande número de pontos que comercializam bebidas alcoólicas, sem falar das festas dançantes”, destacou o comandante, ressaltando que apesar deste fato, nenhum acidente foi registrado no trecho durante o fim de semana.

O BPRE alerta as pessoas para que evitem parar no meio da ponte da Integração para fazer registros fotográficos. Segundo o capitão Marques, semana passada uma equipe do batalhão flagrou e autuou um motorista que estava parado no meio da referida ponte. “A gente sabe que tem algumas pessoas que param pra fotografar ou por curiosidade, até por causa do aporte da ponte, mas queremos alertar que isso é totalmente proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro”, ressaltou.

O Código de Trânsito Brasileiro no seu artigo 181, inciso 14, considera que parar no meio de uma ponte é uma infração grave sujeita a multa e recolhimento do veículo.

240ª Festa de São Tiago

A Festa de São Tiago é uma tradição trazida da África pelas famílias de colonos portugueses, em decorrência dos conflitos político-religiosos entre portugueses (cristãos) e muçulmanos (mouros).

Realizado desde 1777, na vila de Mazagão Velho, o evento consiste na encenação de um espetáculo de fé, que conta a história do guerreiro Tiago, soldado anônimo que lutou ao lado do povo de Cristo, ajudando a vencer as grandes batalhas contra os mouros.

A festividade em homenagem a São Tiago mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto. É realizada pela comunidade local, através da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST), com apoio do Governo do Estado do Amapá e Prefeitura de Mazagão.