domingo, 23 de julho de 2017 - 16:17h
Abertura do Goiabal Verão inicia novo ciclo turístico para Calçoene
O governador Waldez prestigiou a abertura do evento, que é retomado após três anos graças ao apoio do governo do Estado.
Foto: Marcelo Loureiro
O evento conta com shows, apresentações culturais, atividades de desporto e lazer, comercialização de artesanato e iguarias locais, atraindo visitantes e gerando renda e entretenimento para os calçoenenses.

Após três anos o Goiabal Verão, no município de Calçone, retorna neste sábado, 22, com melhor infraestrutura e atrativos para receber os visitantes e turistas na praia do Goiabal, a única praia de agua salgada do Amapá. A programação que deve se estender até a primeira semana do mês de agosto foi possível graças ao apoio do governo do Estado, que firmou um convênio com a prefeitura do município destinando recursos para fomentar o evento, o que garantiu as estruturas com qualidade de palco, som e iluminação, além da revitalização das 12 casas, restaurante e o ramal que leva até a praia.

Para verificar o bom uso dos recursos e prestigiar o Goiabal Verão, o governador Waldez Góes, acompanhado de sua equipe de gestores, esteve presente na abertura do evento, que acontece a 374 quilômetros de Macapá.

“Estamos dando total apoio a esse evento, através das secretarias de Cultura, Infraestrutura, Transportes e Turismo”, explicou o governador, que anunciou, ainda, outros serviços que serão realizados na cidade. “Faremos um projeto para a urbanizar a orla da cidade, com a construção de um calçadão, dando melhores condições aos moradores, visitantes e empreendedores e vida longa ao Goiabal, que poderá ser visitado em outras épocas do ano”, pontuou o governador Waldez Góes.

Para o prefeito de Calçoene, Jones Cavalcante, sem o apoio do Estado não seria possível a realização da festividade. “Graças a essa força-tarefa formada pelo governador e sua equipe de gestão é que estamos trazendo aos calçoenenses essa programação que traz diversão, fomenta a economia local e gera emprego e renda”, declarou.

A comerciante Ivani Alves e os familiares ficarão hospedados em uma das casas de praia durante todo o evento. O objetivo é ganhar uma renda extra. “Nosso carro chefe nas vendas aqui é a carne de sol. Além da diversão é um dinheiro a mais que a gente ganha”, frisou.

Otilair Polins também sustenta a sua família vendendo comidas típicas. Para ela, a retomada do evento na cidade é uma satisfação. ”Estava com muita saudade do Goiabal Verão. A expectativa de venda é das melhores. Estou adorando esse recomeço”, comemora.

A realização do Goiabal Verão também comemora uma outra grande conquista para o município, pois ele – e mais 11 cidades amapaenses – foi incluído no Mapa do Roteiro Turístico Brasileiro. O reconhecimento pelo Ministério do Turismo vai possibilitar a esses municípios acesso a recursos federais para o desenvolvimento do setor turístico no Estado.