sábado, 22 de julho de 2017 - 13:50h
Mazagão Velho: governador Waldez visita comunidade e estrutura da Festa de São Tiago
Durante a visita o governador também entregou três viaturas para a Policia Militar, sendo duas para BPRE e uma para o BPTran
Por: Weverton Façanha
Foto: Marcelo Loureiro
A equipe de gestão do governo também promoveu uma noite de arraial com bingo e shows musicais

O governador Waldez Góes fez na noite da última sexta-feira, 21, uma visita ao distrito de Mazagão Velho, distante cerca 70 quilômetros da capital, onde acontecem as programações dos 240 anos da Festa de São Tiago. O objetivo da visita foi assegurar a satisfação dos empreendedores e comunidade com a qualidade de todas as estruturas montadas pelo Estado e o andamento da festividade, sendo o governo responsável pelo arraial da festa nesse dia.

Durante a sua estada o governador Waldez visitou as instalações da praça de alimentação, os estandes da feira de artesanato e aproveitou para realizar a entrega de três viaturas para a Policia Militar, sendo duas para o Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) e uma para o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran).

“Estamos realizando esta visita porque temos um trabalho em conjunto com a comunidade e a prefeitura de Mazagão, e é nossa obrigação analisarmos cada detalhe. Não podemos atentar somente para a programação mas, sim, também para as estruturas que dão base para toda essa festa e felizmente isso está acontecendo de forma correta”, declarou Góes.

Um dos produtos na feira são doces caseiros. A acadêmica Jorana Queiroz, 19 anos, destaca que há seis meses faz essa produção e com as feiras no interior do Estado tem tido grandes oportunidades de mostrar o seu produto. “É sempre muito satisfatório mostrarmos nossa produção fora da capital e com essa oportunidade através do governo podemos divulgar cada vez mais e temos a felicidade de ter uma grande aceitação dos consumidores”, comemorou

“Sempre tivemos este cuidado de estar conversando com as pessoas que trabalham diretamente na festa e podemos saber através deles como está economicamente a festa e a boa notícia é que a satisfação é grande”, destacou o chefe do Executivo estadual.

Arraial

Após visitar as instalações da festividade o governador Waldez participou da programação do arraial, de reponsabilidade do governo, no Barraco de São Tiago, com bingos, leilões e shows musicais. Estiveram presentes no arraial, além da comunidade local, turistas, visitantes e a equipe de gestores do governo.

“É sempre bom os secretários do Poder Executivo se fazerem presentes no interior, pois, além de participarem do evento, ainda podem observar as demandas que a cidade apresenta para cada setor”, enfatizou Dilson Borges, secretário de Cultura do Estado.

Para a realização do arraial promovido pelo governo ocorre um trabalho em conjunto entre os secretários e suas equipes, que doam os prêmios, compram as cartelas do bingo e disponibilizam para quem quiser participar. Os recursos arrecadados durante o evento são destinados à Associação da Festa de São Tiago e a igreja local.

“Os arraiais são tradicionais durante a Festa de São Tiago e é uma forma de conseguirmos recursos para custearmos nossa participação dentro da festividade. Tudo o que é arrecado na festa é divido em partes iguais entre a associação e a nossa igreja”, explicou Elton Jacarandá, presidente da Associação da Festa de São Tiago.

Diagnóstico

O governador Waldez fez um balanço do que foi observado e como o Estado e a comunidade devem se preparar para os próximos dias, pois o número de visitantes deve aumentar devido ao fácil acesso em razão da Ponte da Integração e a expectativa para acompanhar o ponto áureo da festa, que é a batalha entre mouros e cristãos.

“Observamos tudo o que planejamos e já temos a certeza de um saldo positivo. Agora temos que nos atentar para esse novo período da festa, pois sabemos que a encenação da batalha atrai um grande público e agora, com o acesso direto à vila, certamente esse número deve aumentar e a nossa responsabilidade junto com a comunidade é garantir uma boa estada desses visitantes e estamos convictos que estamos no caminho certo para termos êxito nesse objetivo”, declarou o governador.

240ª Festa de São Tiago

A Festa de São Tiago é uma tradição trazida da África pelas famílias de colonos portugueses, em decorrência dos conflitos político-religiosos entre portugueses (cristãos) e muçulmanos (mouros).

Realizado desde 1777, na vila de Mazagão Velho, o evento consiste na encenação de um espetáculo de fé, que conta a história do guerreiro Tiago, soldado anônimo que lutou ao lado do povo de Cristo, ajudando a vencer as grandes batalhas contra os mouros.

A festividade em homenagem a São Tiago mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto. É realizada pela comunidade local, através da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST), com apoio do Governo do Estado do Amapá e Prefeitura de Mazagão.