Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 22 de maio de 2017 - 19:28h
Urbanização e drenagem otimizarão trânsito de barqueiros no Igarapé das Mulheres
Licitação para execução das obras deverá ser lançada no segundo semestre deste ano.
Por:
Foto: André Rodrigues/SECOM
A drenagem do local é uma reivindicação antiga de barqueiros que chegam do interior do Amapá e do Pará.

O projeto de urbanização e drenagem do canal do Igarapé das Mulheres, no bairro Perpétuo Socorro, em Macapá, está pronto e deverá ser apresentado pelo governador do Estado, Waldez Góes, nos próximos dias. Idealizado pela Secretaria de Estado de Transportes (Setrap), a previsão é que o lançamento de edital para contratação da empresa executora da obra seja feito assim que o projeto for apresentado.

A drenagem do local é uma reivindicação antiga de barqueiros que chegam do interior do Amapá e do Pará e atracam no local para embarcar ou desembarcar produtos na capital.

Jairo Trindade, que mora às margens do Rio Jurupari, no município de Afuá (PA), trabalha em uma pequena embarcação. Ele contou que, semanalmente, seu patrão traz cana-de-açúcar para vender em Macapá e relatou que somente com a maré cheia é possível atracar no canal. “Nesta viagem tivemos que atracar depois da meia-noite, que foi o horário em que a maré deu condições para embarcação entrar no canal”, contou.

O responsável pelo projeto e diretor de Engenharia da Setrap, Albério Pantoja, destacou que a obra será realizada em duas etapas. A primeira contempla os serviços de drenagem no canal. Além da drenagem, o projeto também inclui a construção de barreias de contenção às margens do canal com objetivo de evitar a queda de barrancos nas laterais.

“Como o local sofre ação direta das marés, toda vez que a maré atinge seu ápice, ela acaba trazendo sedimentos. Já na vazante, a maré não consegue levar de volta todo esses sedimentos trazido pelas águas e isso vai acumulando ao longo do tempo e provoca o assoreamento”, explicou Pantoja.

Na segunda etapa serão realizados os serviços de urbanização e mobilidade no entorno. De acordo com o diretor, os sedimentos retirados do canal serão depositados em uma área próxima. Com a conclusão da obra prevista para seis meses. 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá