sexta, 12 de maio de 2017 - 16:58h
Semana Nacional de Museus terá exposições de arte, palestras e shows musicais
Evento acontece entre os dias 15 e 21 de maio, com uma vasta programação.
Por: Da Redação

No Amapá, a 15ª Semana Nacional de Museus, que ocorre entre os dias 15 e 21 de maio, terá uma vasta programação. Haverá exposições de artes plásticas, artesanato, caricatura, literatura, fotografia, exibição de vídeos, palestras e shows musicais em museus de Macapá e do interior do Estado.

A abertura oficial do evento acontece dia 16 de maio, às 9h, na Biblioteca Pública Elcy Lacerda. Na ocasião, escritores, professores, artistas e outros ícones da cultura amapaense serão homenageados. Durante a semana, a programação também contemplará o Museu Fortaleza de São José de Macapá, o Museu da Imagem e do Som (MIS), o Museu Kuahí dos Povos Indígenas, em Oiapoque, e o Museu da Base Aérea, no município de Amapá. “Os museus são muito importantes para a sociedade. Alguns enfrentam problemas de infraestrutura e nós estamos desenvolvendo projetos para melhorá-los. Toda equipe da Secretaria de Cultura está preparada e será um grande evento”, explica o gestor da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Dilson Borges.

O evento é organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibran), vinculado ao Ministério da Cultura, e ocorre em alusão ao Dia Nacional do Museu, comemorado no em 18 de maio. O tema desta edição é “Museus e Histórias Controversas: dizer o indizível em museus”.

“Com esse evento, queremos falar sobre as emoções sentidas pelas pessoas ao ver uma exposição de arte, ou assistir um show, o que é um desafio, porque elas são sentidas, mas cada pessoa tem sua percepção. É por isso que é indizível”, explica o coordenador de Preservação da Memória Material e Imaterial da Secult, Luiz Bezerra.

O Museu Sacaca, pertencente ao Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), também participará da Semana de Museus e divulgará nos próximos dias a programação.

Confira a Programação

Dia 15/05/2017

Local: Museu Kuahí dos Povos Indígenas do Oiapoque

Horário: A partir das 9h

Programação: Exposição de artesanatos e livros dos povos indígenas locais, vendas de artesanato e apresentação de vídeos;

Dia 16/05/2017

Local: Biblioteca Pública Elcy Lacerda

Público-alvo: Instituições e escolas convidadas, equipes dos museus e sociedade em geral.

Horário: A partir das 9h

Programação: Abertura Oficial da 15ª Semana Nacional de Museus

Coffe Break

Local: Biblioteca Pública Elcy Lacerda

Público-alvo: Instituições, escolas convidadas e sociedade em geral;

Programação: Exibição do filme “A Rosa” – Produção local

De 16 a 21/05/2017

Exposição “Memórias”, do Museu da Imagem e do Som

Exposição da Ex-Guarda Territorial do Amapá;

Dia 17/05/2017

Local Biblioteca Pública Elcy Lacerda

Público-alvo: Instituições, escolas convidadas e sociedade em geral

Exibição do filme: O Palhaço;

Dia 18/05/2017

Horário: de 9h às 11h30

Oficina de caricatura com o cartunista J. Marcio Carvalho (Grupo Cartunistas Amapá);

Horário: a partir das 9h;

Programação: Homenagem a pioneiros vinculados à área da literatura amapaense através de placas de identificação das salas da Biblioteca Pública Elcy Lacerda;

Horário: 10 às 11h

Programação: Apresentação da palestra “Fiscalização, território e meio ambiente” com representante da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Exibição de vídeos;

Horário: 14h30 às 15h

Programação: Palestra “O trabalho das lideranças indígenas nas aldeais” – Cacique convidado;

Horário: 15h30

Programação: Exibição do filme “Agora já foi” – Produção Local (Sinopse: curta metragem espírita voltada ao público jovem que aborda o suicídio e o aborto – escrito pela amapaense Manuela Menezes e premiado em 2015 no Distrito Federal);

Horário: 19h

Programação: A Grande Seresta – homenagem ao radialista Edvar Mota (registro da memória afetiva e histórica da grande época do rádio. Seresteiros participantes: Manoel Sobral, Luiz Bezerra, Edson, Tavares e Lolito do Bandolim;

Dia 19/05/2017

Horário: de 9h às 11h30

Horário: 9 às 10h

Programação: Apresentação de vídeos e da palestra – “O papel dos conhecimentos tradicionais e medicinais dos povos indígenas do baixo Oiapoque”;

Local: Museu Kuahí dos Povos Indigenas de Oiapoque

Horário: 10h30 às 11h30

Programação: Palestra “A importância dos artesanatos no cotidiano dos povos indígenas”;

Local: Escola Municipal da Cafueira (Museu Base Aérea, no município de Amapá)

Horário: 9h

Programação: Palestra com o professor Dorivan Sobral e visita monitorada pela Base aérea;

Horário: 14h30 às 15h30

Programação: Palestra “A importância do museu para os povos indígenas e sua história de criação”;

Horário: 16h30 às 16h30

Programação: Palestra “Movimento Indígena Jovem”;

Horário: 17h às 17h30

Programação: Palestra “O papel da mulher no movimento indígena” e encerramento com visita no Iacur, lugar sagrado onde é realizado o turé, festa de agradecimento a uma benção, ritual realizado pelos povos Galibi Marworno, Palikur e Karipuna.

Local: Biblioteca Elcy Lacerda

Horário: a partir das 16h