Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 14 de julho de 2017 - 20:38h
Moradores de Mazagão são capacitados para receber visitantes
Após a abertura da Ponte da Integração e a pavimentação da AP-010 até Mazagão Velho, o número de visitantes na região aumentou.
Por:
Condutores locais de visitantes trocam experiências com técnicos sobre as ruínas da igreja e roteiros dentro do distrito

Desde a inauguração da Ponte da Integração, em dezembro do ano passado, e com a pavimentação da Rodovia AP-010 até a Vila de Mazagão Velho, o número de visitantes na comunidade aumentou significativamente. A edição deste ano da Festa de São Tiago deve reunir 25 mil pessoas, segundo estimativa dos organizadores. E para recepcionar tanta gente, o Governo do Amapá capacitou um grupo de moradores da região.

Nesta sexta-feira, 14, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) realizou um curso de capacitação com condutores locais de visitantes, no distrito de Mazagão Velho. Os participantes moram Mazagão Velho e em Mazagão Novo (sede do município) e foram capacitados para apresentar pontos turísticos, históricos e religiosos para os turistas.

A capacitação foi dividida em teoria e prática, inicialmente trocando informações e experiências com os participantes, e na segunda parte conhecendo de perto os principais pontos turísticos, como por exemplo, as ruínas da igreja, onde também foram encontradas 52 ossadas dos primeiros moradores da região, por arqueólogos em 2003.

A secretária de Estado do Turismo, Syntia Lamarão, afirma a importância de fomentar essa área. “O turismo dispõe de oportunidades diversas para a geração de emprego e renda e melhor qualidade de vida de empreendedores locais. Essa ação é necessária por conta do aumento da movimentação e a facilidade de acesso, após a abertura da Ponte da Integração”, ressaltou.

Os técnicos da Setur reforçaram a necessidade do tratamento adequado aos visitantes, com técnicas de atendimento e orientação sobre uma melhor relação com o turista. Em conjunto com os alunos do curso, foi proposta a criação de um city tour, um roteiro dentro do distrito, e também foram levantados dados para a elaboração de um river tour, roteiro de passeio pelo Rio Mutuacá até o Rio Amazonas, com observação de botos e tartarugas.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá