Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
domingo, 02 de abril de 2017 - 21:09h
Governo lança projeto para fomentar turismo no Curiaú
Nova trilha ecológica vai incentivar turismo e trazer benefícios para as comunidades das áreas de preservação ambiental.
Por:
Foto: Maksuel Martins
No lançamento do projeto houve venda de comidas típicas e artesanatos no deck do Curiaú

No fim da tarde deste sábado, 1, a Secretaria de Es­tado do Meio Ambiente (Sema) realizou o lançamento do projeto “Trilhas Ecológicas na APA do Curiaú”. A trilha ecológica foi denominada “Poço do Buritizal”, e tem o objetivo de fomentar o ecoturismo construtivo e trazer benefícios para as comunidades que formam a APA.

O evento aconteceu durante o pôr do sol no deck do Curiaú, um dos pontos turísticos mais conhecidos no Amapá, de onde é possível observar o início da trilha. Essa iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), do Sindicato dos Guias de Turismo do Amapá (Singtur); da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav); da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (Abbtur), do Centro de Ensino Profissionalizante do Amapá (Cepajob) e de moradores do Curiaú.

Para o secretário do Meio Ambiente, Marcelo Creão, é possível ainda lançar novos roteiros, a partir do desenvolvimento do diálogo com as comunidades. “As trilhas ecológicas são um produto consolidado no mundo todo. Nessa retomada do relacionamento com a comunidade do Curiaú podemos identificar várias áreas e roteiros com potencial para gerar fonte de renda e trabalho para a população da APA do Curiaú”, disse.

A Trilha Poço do Curiaú já é conhecida entre guias de turismo e agências de viagens, no entanto para que haja um melhor desempenho da atividade turística, é necessário que a comunidade esteja envolvida e consciente do que é possível explorar dentro de uma Área de Preservação Ambiental.

O técnico da Setur, Sandro Figueiredo, falou sobre a importância da relação entre a comunidade e o governo. "Desde o ano passado, tentamos desempenhar um melhor diálogo com as comunidades das áreas preservadas. Esses roteiros e trilhas de ecoturismo tendem a beneficiar as unidades de conservação e a comunidade local, gerando renda e oportunidades e com isso fomentando o turismo", ressaltou.

Durante a solenidade houve venda de comidas típicas, exposição de artesanatos, apresentação do grupo de batuque “Filhos do Criaú” e também de músicas regionais, com a cantora Simone Cavalcante. Isis Santos, presidente da Associação de Mulheres do Curiaú, diz que essa trilha só traz benefícios e fatores positivos para a região.

“Com essa primeira trilha vamos ter mais visibilidade, tanto no lado econômico quanto no aumento do número de visitantes. Com a visão turística, podemos melhorar muito a consciência dos moradores e visitantes, principalmente na preservação do meio ambiente e da não poluição do Curiaú”, disse ela.

A Sema disponibilizará uma página dentro do site institucional, onde haverá informações sobre as trilhas ecológicas para que seja dado maior visibilidade e difundir o conhecimento sobre o ecossistema que existe no Amapá. Acompanhe pelo site www.sema.ap.gov.br.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá