quinta, 18 de maio de 2017 - 21:21h
Amapá discute políticas de fortalecimento do turismo
Programa de Regionalização do Turismo busca atualizar o Mapa do Turismo Brasileiro.
Foto: Adrielle Vogado
Encontro reuniu dirigentes estaduais para discussão da implantação do Programa de Regionalização do Turismo

A Secretaria de Estado do Turismo do Amapá (Setur) esteve presente no 27º Encontro Nacional dos Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo, que ocorreu nesta quinta-feira, 18, em Brasília, para tratar sobre a implantação no maior número de municípios e discutir a experiência com os outros estados brasileiros.

Com uma programação extensa durante todo o dia, com palestras e apresentações, o evento possibilitou aos representantes dos estados que dessem sugestões sobre os critérios adotados por cada um, para a implantação do Programa.

Para a secretária de Estado do Turismo, Syntia Lamarão, a participação de todos os municípios é de extrema importância para a implantação do Programa. “A atualização do Mapa do Turismo Brasileiro é necessária e busca respeitar o nível do desenvolvimento das regiões turísticas brasileiras, assim como suas peculiaridades e especificidades. O Programa de Regionalização propicia a adequação do Mapa à realidade de cada Unidade da Federação”, ressaltou.

Na próxima semana, a Setur informará o calendário de visitas aos municípios para a realização da atualização do Mapa do Turismo. Nas visitas serão realizadas oficinas e recebimento de documentos, conforme as exigências do Ministério do Turismo (MTur). A secretária Syntia reforça ainda, que os municípios não podem perder o prazo.

“Os municípios não podem perder essa oportunidade, vamos visitar todos os 16, para que nenhum fique de fora do Programa de Regionalização. A próxima atualização só será daqui a dois anos”, explicou.

Programa de Regionalização do Turismo

O Ministério do Turismo adotou em 2004 essa política focada no desenvolvimento regional, reforçando a importância das Unidades da Federação para o turismo. O Programa de Regionalização trabalha a aproximação das ações desempenhadas pelo Ministério com os estados, regiões e municípios brasileiros, com objetivo de apoiar a estruturação dos destinos, a gestão e a promoção do turismo no país.

Mapa do Turismo Brasileiro

O Mapa do Turismo Brasileiro é o instrumento instituído pelo MTur, que define o recorte territorial que deve ser trabalhado prioritariamente pelos programas de desenvolvimento. É um instrumento de ordenamento e auxilia tanto o Governo Federal, quanto os Estados no desenvolvimento das políticas públicas para o turismo.