Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 27 de junho de 2017 - 13:17h
Inscrições para provas de certificação do ensino médio e fundamental começam em agosto
A partir deste ano o Enem deixa de ser usado para esta finalidade.
Por:
Foto: Inep
O edital com as regras será publicado no dia 24 de julho e as provas aplicadas em 8 de outubro.

A partir desse ano, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) voltará a certificar o ensino médio, função que foi do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009 a 2016. O Governo do Amapá aplicará as provas. As inscrições deverão ser feitas entre os dias 7 e 18 de agosto. O edital com as regras será publicado no dia 24 de julho e as provas aplicadas em 8 de outubro. 

O Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou as datas e o formato do Encceja 2017. É preciso ter idade mínima de 15 anos para se inscrever no exame referente ao ensino fundamental, cujas provas são compostas por uma redação e 30 questões de cada matéria, sendo elas: língua portuguesa, matemática, língua estrangeira, arte, educação física, história, geografia e ciências naturais. 

É necessário ter pelo menos 18 anos para a certificação do ensino médio, cujas provas serão de 30 questões cada, compostas por ciências da natureza, ciências humanas, matemática, linguagens e códigos, além da redação. 

Para a aprovação, o estudante precisa de 100 pontos em cada prova objetiva, sendo a pontuação máxima de 200. Na redação o critério é diferente, sendo a nota de 0 a 10, com a média necessária de 5 pontos para obter o certificado. 

Encceja

O Encceja é um exame gratuito e de participação voluntária ofertado aos jovens e adultos residentes no Brasil e no Exterior que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos em idade ideal. Ele é desenvolvido para aferir as competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos. Esses últimos incluem o desenvolvimento na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.

A partir deste ano, com a publicação da Portaria nº 468 de 3 de abril de 2017, os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio não poderão ser utilizados para fins e certificação do Ensino Médio. Dessa forma, o Encceja passa a ser ofertado para participantes que desejam certificar-se nesta modalidade e no Ensino Fundamental tanto no Brasil quanto no Exterior. O participante deverá optar pelo nível de Ensino que deseja obter o certificado no momento da inscrição.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá