segunda, 27 de março de 2017 - 11:23h
Profissionais passam por capacitação para atuar nas Escolas em Tempo Integral
Capacitação é promovida pela Seed em parceria com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação.
Foto: Erich Macias
Capacitação iniciou nesta segunda-feira e reúne os profissionais que vão atuar nas oito Escolas em Tempo Integral no AP

Os 141 profissionais que atuarão nas oito unidades escolares em tempo integral no Amapá iniciaram, nesta segunda-feira, 27, o curso de formação Inicial. A capacitação é promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), através da Coordenadoria de implantação do Ensino de Tempo Integral, em parceria com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE). A programação encerra na sexta-feira, 31.

O curso está sendo realizado no Centro Integrado de Formação Profissional em Pesca e Aquicultura do Amapá (Cifpa), em Santana. As atividades são promovidas nos horários da manhã e tarde. Durante a abertura da programação, a secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, apresentou a logo da nova modalidade de ensino, intitulada Escolas do Novo Saber.

“Estamos criando oportunidades para que nossos jovens cresçam e tenham um futuro brilhante pela frente. Queremos que nossos professores e demais profissionais da educação sejam vistos como agentes transformadores na vida desses jovens. É importante ressaltar que nas Escolas do Novo Saber os jovens têm voz, vez, e liderança”, reforçou a secretária.

Professores e gestores terão palestras abordando a concepção, metodologia e avaliação da Escola de Ensino em Tempo Integral. Acompanhamento pedagógico, concepção de trabalho, visando o protagonismo juvenil, também serão temas de palestras.

A consultora do ICE, Maria do Carmo Rodrigues, explicou que o país vive uma onda de educação integral e o instituto, junto com o Ministério da Educação (MEC), está trabalhando no modelo em 13 estados, visando a implantação do modelo educacional.

“Nós vamos apresentar as metodologias e durante o processo formativo vamos interagindo com os profissionais, tirando dúvidas e contribuindo para que todos saiam daqui preparados para implementar o novo modelo de ensino que o Amapá está implantando”, mencionou.

O diretor adjunto da Escola Estadual Alberto Santos Dumont, Iran Ferreira, disse que o modelo de escola integral vem ao encontro do que a comunidade escolar almeja.

“É um marco histórico na educação do Amapá e me sinto honrado em fazer parte desse momento. Vamos aproveitar esse momento para absorver todo conhecimento possível para colocar em prática na nossa escola, visando dar educação e acolhimento de qualidade para nossos alunos. O ensino integral é algo muito esperado pela comunidade do Elesbão, em Santana”, disse o diretor.

A programação contou ainda com a participação de estudantes do Ginásio Pernambucano, de Pernambuco. A unidade é a primeira escola que adotou esse tipo de modelo pedagógico e gestão no Brasil. Juan Camilo, ex-aluno da escola pernambucana e mestrando de engenharia civil na Universidade de Brasília, deixou uma mensagem para os estudantes do Amapá.

“A mensagem que deixo aos jovens do Amapá é que acreditem nos seus sonhos. Acreditem também que a escola que vocês irão estudar vai ajudar a desenvolver seu projeto de vida, tanto pessoal como profissional, assim como me oportunizaram”, reforçou.

Educação em Tempo Integral

No Amapá, oito escolas fazem parte do programa de Educação em Tempo Integral do Governo Federal, ofertando o primeiro ano do Ensino Médio na modalidade integral a partir do ano letivo de 2017. Em Macapá, cinco escolas vão funcionar nessa modalidade: Colégio Amapaense, José Firmo do Nascimento, Maria do Carmo Viana dos Anjos, Raimunda Virgolino e Tiradentes. Em Santana, outras três escolas serão em tempo integral: Alberto Santos Dumont, Augusto Antunes e Elizabeth Picanço Esteves.