Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 26 de setembro de 2016 - 17:08h
Capacitação pedagógica reforça atendimento de alunos com deficiência
Programação encerra na próxima sexta, 30, e conta com profissionais dos municípios do Amapá, Porto Grande, Santana, Macapá e área rural
Por:
Foto: Erich Macias
Pedagogos da rede estadual de ensino público participam até a próxima sexta-feira, 30, de capacitação que visa atender as necessidades de alunos com deficiência. A programação que iniciou nesta segunda-feira, 26, é realizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Núcleo de Educação Especial (Nees).

A capacitação ocorre no auditório do Centro Raimundo Nonato Dias Rodrigues, referência no Estado no atendimento de alunos com deficiência. Durante cinco dias, coordenadores pedagógicos, diretores e diretores adjuntos participam de palestras e oficinas pedagógicas, onde terão a oportunidade de debater sobre a atual legislação que contempla a educação inclusiva, além da adaptação curricular.

“Quando o coordenador pedagógico tem conhecimento de como ele pode conduzir melhor esse processo na escola dele, a tendência é essa receptividade do aluno com deficiência ser melhor na escola e dele conduzir esse processo junto com os professores, para que essa inclusão seja bem-sucedida”, destacou a coordenadora pedagógica do Centro Raimundo Nonato, Livaneide Ferreira.

Além de gestores de escolas da capital, participam também gestores educacionais da zona rural de Macapá, Santana, Porto Grande e Amapá. A Escola Estadual Coelho Neto, localizada no bairro Buritizal, atende 38 alunos especiais em classes regulares e com atendimento educacional especializado, no contra turno escolar. Para a diretora adjunta da escola, Taiana Furtado, o momento é importante para troca de conhecimento com outros profissionais da área.

“Apesar da legislação que ampara toda essa demanda da sociedade, as escolas estão abertas para receber esses alunos. Os coordenadores estão aqui em busca de melhor encaminhamento visando um atendimento de qualidade”, pontuou a diretora adjunta.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá