Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 20 de outubro de 2016 - 17:23h
Guia orienta sobre envolvimento dos homens durante o pré-natal
Amapá é o primeiro Estado da Região Norte a aderir ao projeto de iniciativa do Ministério da Saúde.
Por:
Foto: Marcio Pinheiro
Além da entrega dos guias, houve a capacitação dos profissionais de saúde dos municípios

O Amapá acaba de dar um importante passo para ampliar o acesso dos homens aos serviços de saúde. Nesta quinta-feira, 20, a Gerência Estadual de Atenção Básica, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) lançou o Novo Pré-Natal e Guia de Saúde do Homem para os profissionais e agentes de saúde dos 16 municípios. Na ocasião, houve também o lançamento da carteira de saúde do homem, que é um projeto piloto estadual apoiado pelo Ministério da Saúde, além da capacitação dos servidores.

O Amapá é o primeiro Estado da Região Norte a aderir ao projeto de iniciativa do Ministério da Saúde, lançado em agosto deste ano. Com isso, avança na consolidação da política nacional de atenção integral ao público masculino, contribuindo para a oferta de um cuidado mais qualificado, melhorando o acesso, acolhimento e a promoção da saúde da referida população.

A gerente estadual da Atenção Básica, Ellen Farias, disse que o Guia será uma ferramenta que vai aprimorar a rotina dos profissionais de saúde em relação às ações voltadas, não somente para saúde do homem, mas da família.

"Com a capacitação, os nossos agentes de saúde estarão mais bem preparados em acolher o homem. Além disso, a estratégia é fazer com que no momento em que a mulher faz a sua consulta de rotina do pré-natal, onde o homem costuma na maioria das vezes acompanhá-la, este também será um momento de incentivo para que eles adotem hábitos saudáveis e também realizem exames preventivos", explicou Ellen.

Uma pesquisa do Ministério com mais de seis mil homens, onde parceiras fizeram parto na rede pública, mostra que quase um terço deles não tem o hábito de ir aos serviços de saúde e 55% disseram que nunca precisaram ir.

A pesquisa ainda mostra que o infarto agudo do miocárdio é a causa mais frequente de mortes dos homens no Brasil, reflexo dos maus hábitos: 57% estão acima do peso e 18% estão obesos. Além disso, 25% deles consomem bebidas alcoólicas, 13% fumam e apenas 31% consomem regularmente frutas e verduras. As causas que mais matam os homens são as externas (acidentes e violência), seguido de doenças do aparelho circulatório.

De acordo com o coordenador nacional de Saúde do Homem, Ayrton Brito, a capacitação destinada aos agentes de saúde é um instrumento de orientação aos profissionais durante o atendimento ao paciente. "Temos que sair desse binômio de cuidar da saúde da mãe e filho. Com esse guia, os agentes de saúde serão orientados a disseminar as informações, prestar o devido atendimento ao homem e fazer os devidos encaminhamentos para o tratamento, quando necessário", finalizou.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá