quarta, 19 de outubro de 2016 - 16:11h
Ferramenta online auxilia na busca de dados das unidades escolares
Sistema funciona como portal da transparência da educação

O Sistema Integrado de Gestão da Educação (SigEduc) disponibiliza mais uma ferramenta para o usuário: a pesquisa por unidades escolares. No campo "Escolas" é possível verificar os colégios da rede estadual de educação do seu bairro, distrito ou município. O acesso às informações é feito através do site http://sigeduc.ap.gov.br/.

A ferramenta é simples e prática de ser usada. Ao fazer a pesquisa, o usuário pode optar por informar o nome da unidade escolar que deseja verificar os dados ou selecionar o município para ver a relação das escolas que ali funcionam.

Ao selecionar uma unidade escolar, por exemplo, o usuário é direcionado para as informações da mesma, onde ficará sabendo o número de professores que lecionam no local, quantos alunos estão matriculados, a modalidade de ensino ofertada, visualizar o mapa georeferenciado com a localização da escola, além de verificar a nota que a escola teve no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“O sistema funciona como um portal da transparência da educação. O cidadão tem acesso 24 horas a essas informações, seja acessando pelo computador, tablete ou celular”, ressaltou o presidente do comitê de governança do Sistema Integrado de Gestão da Educação, Abrahão Costa.

Nos próximos dias, outros dados serão incorporados no resultado de busca, informando se as escolas contam com salas ambientes, TV escola e outros espaços. A Secretaria de Educação do Estado (Seed) conta com o Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap) na atualização dos dados e aperfeiçoamento do SigEduc.

SigEduc

O sistema é um portal de acesso público e uma ferramenta de comunicação entre a rede de ensino e a sociedade. O SIGeduc foi formatado para auxiliar e facilitar a gestão administrativa e serviços como matrícula on line para novos alunos, renovação de matrícula, transferências, acesso aos dados escolares, mapa georreferenciado com a localização das escolas, diário de classe, transporte escolar, merenda, entre outros.