sexta, 18 de agosto de 2017 - 16:06h
Professores de matemática podem fazer mestrado gratuito
15 vagas são destinadas para o Amapá. As inscrições seguem até o dia 15 de setembro.
Foto: Divulgação/ProfMat

Continuam abertas as inscrições para o Mestrado Profissional em Matemática (ProfMat), que se iniciaram em 1º de agosto deste ano. A iniciativa é da Universidade Aberta do Brasil e da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes), coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). São ofertadas 1.775 vagas para todo o Brasil. Dessas, 15 são destinadas ao Amapá.

Os interessados podem conferir o edital, assim como preencher o formulário de inscrições no site www.profmat-sbm.org.br. As inscrições vão até o dia 15 de setembro e a prova acontecerá no dia 21 de outubro de 2017. O valor da taxa de inscrição é de R$ 76,00 e será pago, exclusivamente, por meio de boleto bancário do Banco do Brasil.

O Profmat é gratuito e visa atender, prioritariamente, professores de matemática em exercício na educação básica, especialmente de escolas públicas.  O curso é semipresencial. As aulas serão ministradas pela Universidade Federal do Amapá (Unifap). Os discentes regularmente matriculados, que sejam professores no exercício da docência de matemática no ensino básico da rede pública, poderão ainda pleitear bolsa de estudos da Capes, de acordo com as condições do edital.

O programa opera em ampla escala, com o objetivo de, em médio prazo, ter impacto substancial na formação matemática do professor em todo o território nacional. A divulgação do resultado final de acesso ao ProfMat está prevista para 23 de novembro. As matrículas deverão ser feitas até o dia 25 de janeiro de 2018.

Podem se inscrever, também, pessoas formadas em qualquer área, com diploma devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), ou estudante de curso superior cujo diploma venha a ser emitido, no máximo, até a data de início da matrícula.