Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 18 de agosto de 2017 - 15:18h
Governo quer beneficiar 100% das famílias vítimas do incêndio no Perpétuo Socorro
Waldez Góes anunciou medidas que estão sendo tomadas para garantir moradia gratuita ao restante das famílias.
Por:
Foto: Marcelo Loureiro
Governador Waldez explicou aos presentes o que o Executivo tem feito para beneficiar as famílias vítimas do incêndio

O governador do Amapá, Waldez Góes, tranquilizou as famílias vítimas do incêndio do Perpétuo Socorro, em Macapá, que ainda não foram contempladas nos empreendimentos habitacionais em andamento no Estado. Durante encontro nesta sexta-feira, 18, ele apresentou alternativas de moradia própria para as vítimas do sinistro ocorrido no bairro em 2013. A solução pode ser contemplar o restante das vítimas no Conjunto Macapaba II ou com unidades imóveis que serão construídos na área onde ocorreu a tragédia.

Recentemente o Estado conseguiu a gratuidade de moradias próprias para 80% deste público após uma intensa intervenção política do chefe do Executivo e equipe técnica de governo junto aos Ministérios da Integração e das Cidades. O esforço político resultou em isenções de pagamento para 400 famílias vítimas do sinistro, das quais 100 foram contempladas no Conjunto Mestre Oscar e 31 no Macapaba I. Outras 261 realizarão o sonho da casa própria neste sábado, 19, quando o Governo do Amapá e o Ministério das Cidades promovem a inauguração do Macapaba II.

Durante a reunião desta sexta-feira, Góes explicou que até esta semana não foi possível conseguir o mesmo benefício para o restante das vítimas porque o governo federal precisa homologar o relatório que confirma o morador com os requisitos necessário para ter direito ao contrato de doação do imóvel. “Nós não desistimos e vamos continuar buscando o benefício para o restante das vítimas. Na próxima segunda e terça-feira [dias 21 e 22] irei a Brasília cobrar mais celeridade nestes casos que ainda estão pendentes de parecer dos Ministérios da Integração e das Cidades”, explicou o governador.

Contudo, Waldez Góes assegurou que não espera apenas pela resposta da União e já tem planejado outras alternativas. A principal delas é o projeto para a construção de 500 unidades habitacionais na área onde ocorreu o incêndio do Perpétuo Socorro.

Segundo ele, o governo atua em duas frentes de captação de recurso para execução do projeto. A primeira é uma operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal (CEF) para obras no Estado. A outra é diretamente com o governo federal, junto aos ministérios da Integração e das Cidades.

“Nós condicionamos a inauguração do Macapaba II à solução para as vítimas do incêndio do Perpétuo Socorro. Isto porque não era justo o governo, mais uma vez, inaugurar um conjunto habitacional no Amapá e deixar as famílias do Perpétuo Socorro de fora. Portanto, tivemos um trabalho intenso de gestão política em Brasília, junto aos ministérios das Cidades e Integração até conseguir a isenção de pagamento para 400 vítimas do sinistro”, analisou o governador.

O projeto

Cada moradia terá sala, cozinha, área de serviço, banheiro e dois quartos. Os blocos multifamiliares terão dois pavimentos, (térreo mais um). Algumas unidades serão dotadas de acessibilidade para pessoas com deficiência.

Na área do incêndio, a urbanização planejada abrange: vagas de estacionamento no entorno, áreas verdes com espaços de convivência, academia ao ar livre, quadra poliesportiva, playground, sistema de drenagem e de esgoto, nova rede de Iluminação pública. A feira localizada na área do entorno do incêndio também será revitalizada.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá