terça, 18 de janeiro de 2022 - 20:21h
Governo firma contrato para construção do primeiro conjunto habitacional de Santana
Residencial será erguido em área adquirida pelo Estado, no bairro Jardim Floresta.
Por: Jamylle Nogueira

O Governo do Amapá firmou, nesta terça-feira, 18, o contrato com a Caixa Econômica Federal para construção do primeiro conjunto habitacional do município de Santana.

O projeto prevê a construção de 500 unidades no bairro Jardim Floresta e a disponibilidade de 76 lotes em um terreno adquirido pelo Governo do Estado por, aproximadamente, R$7 milhões. O local contará com equipamentos públicos, como escolas e creche.

As casas terão dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. A parceria também conta com a Prefeitura de Santana.

Para o governador, Waldez Góes, o momento é histórico para os moradores do segundo município mais populoso do Amapá.

“A construção do primeiro habitacional de Santana é uma luta antiga. Com a união de esforços, vamos viabilizar moradia digna para milhares de santanenses e gerar 150 empregos diretos e 450 indiretos com as obras”, detalhou o governador.

Um bairro planejado

A obra será coordenada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf). De acordo com o gestor da pasta, Alcyr Matos, inicialmente serão 500 famílias em vulnerabilidade social contempladas com um bairro totalmente planejado, urbanização dos 76 lotes com sistema de esgoto e também energia sustentável.

“Nossa pretensão é gerar o máximo possível de conforto e segurança para as famílias de baixa renda. Além de toda essa infraestrutura, pretendemos implantar o sistema de energia sustentável que é novidade nesse projeto e sabemos que o Amapá tem grande potencial pra gerar energia solar”, argumentou o gestor.

Os recursos para a obra são fruto de articulação do senador Davi Alcolumbre, junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), e ultrapassam R$34 milhões, além de contrapartida de R$800 mil do Estado.

Estrutura

O projeto do conjunto habitacional prevê a instalação de aparelhos públicos para a comunidade. A proposta é erguer Centro Comunitário, Centro de Referência da Assistência Social, escolas de nível fundamental e médio, creche, centro de produção, Unidade de Polícia Comunitária, Unidade Básica de Saúde e estações de tratamento de esgoto e de água.

A assinatura do convênio entre as entidades aconteceu na Câmara de vereadores de Santana.

Créditos:

Marcelo Loureiro/Secom