Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 07 de outubro de 2016 - 14:53h
Aluna da Escola Maria Carmelita representará o Amapá no Jovem Senador 2016
Estudante atuará como senadora ao lado de outros 26 alunos selecionados em concurso
Por:
Foto: Erich Macias

A estudante Ingrid Gabrielle Pastana Pereira, de 17 anos, aluna da Escola Estadual Professora Maria Carmelita do Carmo, foi selecionada para representar o Amapá no “Jovem Senador 2016”, em Brasília (DF), em novembro.

A amapaense atuará como senadora ao lado de outros 26 alunos selecionados no 9º Concurso de Redação do Senado Federal. O resultado foi divulgado no dia 6 de outubro. 

A estudante, que sonha em ser médica, vai sair pela 1ª vez do Estado. Orgulhosa pela conquista, ela garante que vai representar muito bem o Amapá. “Estou muito feliz. Adoro escrever, tiro notas boas em redação e foi uma conquista ser selecionada entre tantos estudantes”, comentou. 

Ela garante que vai aproveitar a participação para também debater e cobrar por melhorias para o Estado. Em 2016, o Jovem Senador mobilizou mais de 260 mil alunos matriculados no Ensino Médio de escolas públicas estaduais em todo o País, com até 19 anos. 113.880 redações foram apresentadas ao projeto nesta edição. 

Os textos passaram por duas seleções: uma na escola e outra na Secretaria de Educação do Estado e do Distrito Federal. No Amapá, uma comissão da Seed selecionou no dia 2 de setembro, as três melhores redações com o tema “Esporte: educação e inclusão”. 

A professora e orientadora da aluna que venceu a competição no Amapá, Odicéia Maciel, destaca a importância do concurso, por permitir que os estudantes estejam mais próximos do Senado, trabalhando a consciência política e discutindo temáticas importantes, como o assunto debatido esse ano no concurso. 

“Abrimos uma discussão em sala de aula sobre os benefícios do esporte, como instrumento pedagógico e de inclusão. É necessário despertar esse sendo crítico entre os estudantes”, destacou.  

Os professores orientadores das redações selecionadas serão premiados com uma viagem a Brasília e acompanharão seus alunos, participando de uma programação específica na capital, incluindo um curso de formação. 

Os jovens senadores estarão na capital do País, entre os dias 28 de novembro a 3 de dezembro. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 29 de novembro, no Plenário do Senado Federal. A legislatura tem início com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa Jovem e se encerra com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá