quinta, 10 de setembro de 2020 - 20:26h
Amapá registra maior queda na taxa de desemprego do Brasil
Articulações do governador Waldez e bancada federal, liderada pelo senador Davi, proporcionaram frentes de trabalho e medidas econômicas com geração de empregos e manutenção de cargos durante o período crítico da pandemia.
Foto: Arquivo/Secom
No setor da Segurança Pública, o Governo do Amapá executa 17 obras em Macapá e Santana.

O pacote econômico criado pelo Governo do Estado para o período da pandemia e a atuação da construção civil, financiada com recursos da bancada federal, foram decisivos para o Amapá registrar queda na taxa de desemprego no segundo trimestre de 2020.

Este levantamento foi feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e compara os índices do 2º trimestre com os três primeiros meses do ano.

Ainda de acordo com o estudo, apenas dois estados tiveram queda na taxa de desocupação. O Amapá teve a maior redução com índice de -5,8%, seguido pelo Pará com -1,6%. Outros 11 estados registraram aumento de desemprego e 14 se mantiveram estáveis.

Medidas econômicas

O Governo do Amapá investiu mais de R$ 68 milhões, recursos do Tesouro Estadual, com medidas do pacote econômico que prorrogaram, por 90 dias, o prazo para pagamento de tributos e taxas e também garantiu a isenção de alvarás do Corpo de Bombeiro Militar.

Segundo o titular da Secretária de Estado de Planejamento (Seplan), Eduardo Tavares, este equilíbrio fiscal beneficiou 37 mil empreendedores. As medidas conseguiram manter quadros de funcionários durante as restrições de atividades estabelecidas por instituições de Saúde, como orientação de segurança contra a covid-19.

“O resultado positivo relacionado a taxa de desemprego no Amapá deve-se a uma série de fatores, principalmente o pacote econômico criado pelo Estado, que deu fôlego aos empresários no período mais crítico da pandemia”, disse.

Com as medidas, foi possível parcelar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e adiar o pagamento de tributo do Simples Nacional. Também, o governo prorrogou todos os prazos do pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), relativo ao exercício de 2020.

Construção civil

Outro fator que colaborou para a queda no desemprego foi a atuação na construção civil, entre as principais que está o Plano Rodoviário, retomado pelo Estado no fim do ano passado e continuou ao longo da pandemia.

O Plano Rodoviário é executado com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS), garantido através da articulação do presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre. Este trabalho gerou cerca de 400 empregos.

No setor da Segurança Pública, o Governo do Amapá executa 17 obras em Macapá e Santana também com recursos da bancada federal, liderada pelo senador Davi Alcomumbre.

Duas obras estão em fase inicial, sendo elas a nova penitenciária com capacidade de comportar 200 detentos e também a sede do Grupo Tático Aéreo (GTA). Outros 15 complexos de segurança estão na fase final.