Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 02 de agosto de 2017 - 17:36h
Inscrições para provas de certificação do Ensino Médio e Fundamental iniciam dia 7
As inscrições deverão ser feitas entre os dias 7 e 18 de agosto, via internet.
Por:
Foto: Foto: Inep

O Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza no período de 7 a 18 de agosto as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O Governo do Amapá, através da Secretaria de Estado da Educação (Seed), assinou um termo de adesão com o Inep para receber o Exame que deve ocorrer no dia 22 de outubro em todas as unidades da Federação. De 2009 a 2016 a certificação do ensino médio foi função do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Encceja se destina a jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio na idade apropriada, além dos que já fizeram Exame de Massa em anos anteriores, mas ainda devem algumas disciplinas para a conclusão dos estudos.

Podem se inscrever pessoas de todo o Estado, mas haverá apenas três locais para a realização da prova que deverão ser escolhidos no ato da inscrição, que são os municípios de Macapá, Laranjal do Jari e Oiapoque. “O número de municípios que vão servir como local de prova foi determinado pelo Inep. A secretaria escolheu os municípios pela localização, um no ponto norte do Estado, um no ponto sul, e Macapá por ser a capital e o mais populoso”, enfatiza a secretária de políticas para a educação, Dina Melo.

Inscrições

As inscrições serão feitas via internet no endereço portal.inep.gov.br/encceja, onde também está disponível o edital completo do Exame. No ato da inscrição o candidato deve estar munido dos números de CPF e Registro de Identificação (RG), além de um e-mail válido, e que seja de uso único do candidato, não permitindo a utilização de outro candidato deste e-mail. O candidato deve também escolher a unidade certificadora, onde ele deseja receber seu certificado de conclusão após o resultado da prova.

No Amapá, três instituições estão habilitadas como unidade certificação, a Secretaria de Estado da Educação (Seed), que ficará responsável pela certificação de ensino fundamental e médio o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), campus Macapá e IFAP campus Laranjal do Jari, com a certificação apenas do ensino médio.

A Seed vai ainda disponibilizar aos candidatos locais de apoio à inscrição. Os pontos devem ser divulgados ainda esta semana.

Candidatos

Para participar do Encceja é preciso ter idade mínima de 15 anos completos até o dia da prova, para se inscrever no exame referente ao Ensino Fundamental, e 18 anos completo para os candidatos do Ensino Médio. As provas serão compostas por uma redação e 30 questões de cada disciplina.

O participante será considerado habilitado se atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja. O nível 100 dessa escala significa que o participante desenvolveu as habilidades mínimas necessárias para obter a certificação.

No caso de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física no Ensino Fundamental e de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias no Ensino Médio, o participante deverá adicionalmente obter média 5 na prova de Redação para obter certificação.

Encceja

O Encceja é um exame nacional gratuito e de participação voluntária ofertado aos jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos em idade apropriada. Ele é desenvolvido para aferir as competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos. Esses últimos incluem o desenvolvimento na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá