sexta, 01 de setembro de 2017 - 22:09h
Detran desarticula golpe durante prova prática de Santana
Ex-instrutor de autoescola que abordava candidatos prometendo aprovação no exame foi preso em flagrante.
Por: Lilian Guimarães
Foto: José Baía
Preso em flagrante, ex-instrutor foi levado para a Delegacia de Polícia Civil, na UPC do Igarapé da Fortaleza, em Santana

Mais um golpe foi desarticulado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran/AP), desta vez, no município de Santana. A denúncia ocorreu na manhã desta sexta-feira, 1, durante a prova prática realizada na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), do segundo maior município do Amapá.

Uma candidata que participava da prova para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) levantou suspeita pelo comportamento de extremo nervosismo e aflição. Após a realização do exame, a mesma foi abordada por um dos fiscais do Detran, e acabou entregando a extorsão realizada por um ex-instrutor de autoescola.

“Nossos fiscais estranharam o comportamento da candidata, e sem muita dificuldade, conseguiram que ela indicasse a pessoa que aplicou o golpe e o mesmo foi imediatamente identificado e conduzido para delegacia”, explicou o diretor do Detran, delegado Inácio Maciel.

O golpista não tem nenhum vínculo com o Detran e nem com as Auto Escolas, apesar de já ter trabalhado como instrutor. O suspeito entregou todo o esquema e confessou o crime, dizendo que realizava as abordagens durante as aulas que antecedem a prova prática. O valor cobrado era de R$ 300 com a garantia de aprovação na prova prática.

“Ele simplesmente contava com a sorte, pois não tinha interferência nenhuma no exame. Caso o candidato passasse, o golpista ficava com o dinheiro, deixando o aluno sempre na iminência de que havia passado em função do pagamento. Já nos casos de reprovação, ele devolvia o valor pago, justamente para não ser denunciado”, detalhou Inácio Maciel.

O golpista foi preso em flagrante e apresentado na 1º Delegacia de Polícia Civil, na Unidade de Policiamento Comunitário do Igarapé da Fortaleza, em Santana.

A polícia e o Detran alertam as pessoas que possam ter sofrido algum tipo de golpe ou assédio dessa natureza, que procurem a delegacia e informem o crime e a fonte da abordagem. “Não se deixem levar por este tipo de golpe. Façam a prova de maneira legítima, confiando no conhecimento adquirido e potencial. A aprovação deve ter a devida credibilidade, pois você estará conduzindo um veículo, onde a sua vida e centenas de pessoas precisam estar seguras”, orientou o diretor do Detran.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá